Funcionários do Departamento Municipal de Saúde participaram ontem (15), em Araçatuba, de reunião organizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para discutir o plano de intensificação das arboviroses. A meta é criar um projeto para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 “O encontro foi mais uma possibilidade de receber informações, bem como de aumentar a luta coletiva contra as arboviroses. O Departamento de Saúde trabalha com o intuito de combater o mosquito Aedes aegpyti e sabe da importância de participar dessa reunião que visa debater estratégias e aprimorar as ações executadas”, explicou o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias.

De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, cada morador precisa manter sua residência limpa, sem criadouros do mosquito. “Somente com a união de trabalho e participação de todos os segmentos da sociedade, e em especial da população, conseguiremos combater o Aedes aegypti, que representa graves riscos à saúde”, disse.

Participaram da reunião a coordenadora de saúde, Mônica Cristina de Sá Souza, coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias e os funcionários Vanderlei Barbosa e Aparecida de Fátima Maciez de Duarte. Além de Buritama, participaram Araçatuba, Avanhandava, Auriflama, Barbosa, Birigui, Bilac, Guararapes, Penápolis, Santo Antônio do Aracanguá e Penápolis.

ORIENTAÇÕES

Tampar bem a caixa de água;

Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;

Não deixar lixo jogado;

Limpar as calhas de água;

Limpar as piscinas;

Colocar areia nos pratos de plantas;

Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação